sexta-feira, 15 de agosto de 2014

11˚ DIA: 13 de agosto – Atravessando os Andes

DIÁRIO DE VIAGEM


           Hoje foi o grande dia da aventura andina – cruzar os Andes de Mendoza até Santiago pela Ruta 7, até o Paso de Los Libertadores, passando ao lado do Pico do Aconcágua, e descendo pela Via dos Libertadores.

              Infelizmente a nossa aventura não foi o que esperávamos porque não tinha neve. Viemos no inverno preparados para ver tudo branco e ter uma aventura mais cheia de emoções, o que não aconteceu, pois só havia neve no topo dos picos mais altos.
      
           Mas aproveitamos ao máximo o que vimos pelo caminho. A estrada é muito boa. Tem bastante tráfego, principalmente de caminhões. Tudo muito deserto. Não vimos nenhum animal, exceto por alguns gaviões. Pouquíssima vegetação rasteira e muito seca. Apenas aqueles paredões imensos de pedra de várias cores, e em camadas, provavelmente devido às suas diversas composições e origens. A estrada corre pelo vale entre as montanhas da cordilheira e passa por alguns vilarejos.





































            Na subida vamos a 3.250 metros de altura em 195 km. Quase no topo, chegamos ao Parque do Aconcágua onde há um mirante de onde se avista o pico do Aconcágua que tem 6900 metros de altura, o mais alto das Américas. Um pouco mais adiante, entramos no túnel Cristo Redentor, com cerca de 3 km de extensão e que é a fronteira entre os dois países. Logo após, chegamos a aduana Argentina-Chile onde paramos para os tramites normais.









           A seguir passamos na estação de esqui de Portillo que estava funcionando, mas com pouca neve e neve de má qualidade. A partir daí começa a descida de “Los Caracoles” que vai até embaixo em 18 km, uma estrada bastante sinuosa, com curvas bem fechadas em “grampo” ou “hairpin”.










           Com certeza tudo seria mais bonito e emocionante coberto de neve!!!

             Chegamos a Santiago em torno das 16:00 h e nos hospedamos no Marriott em Las Condes. O hotel é muito bonito – um cinco estrelas – muito bem localizado.
       
          A noite saímos para jantar com os primos Sônia e Henrique e, também, com os nossos amigos de Recife, Ângela e Mariano, que se juntaram ao nosso grupo a partir de hoje. Os amigos Pernambucanos farão a travessia de volta conosco até Mendoza. Jantamos em uma área chamada Borde Rio, que concentra inúmeros restaurantes nos quais o forte são os frutos do mar. Nosso restaurante foi o Íbis de Puerto Varas, muito agradável, onde comemos muito bem.







8 comentários:

  1. BOM DIA MEUS AMIGUINHOS,

    Bonita estrada pelas montanhas andinas!!! Belas fotos!!!
    O Grupo está aumentando. Poderia estar com vcs, mas não vai faltar oportunidade!
    Dê um abraço em todos e em especial aos nossos amigos Angela e Mariano.
    Por aqui tudo bem. O pais se recupera da morte do presidenciável Eduardo Campos.
    Fale para a Ana e a Angela que tem um Tamaya Select Branco (RP 92 pontos, aqui uns 90 reais) que merece ser degustado! Como tintos há uma infinidade de melhores que o Tamaya e vcs os conhecem muito bem.
    Aproveitem o Chile a viagem e nós estamos aqui para aprender um pouco com a experiência de vcs.
    Abraços a todos, Viviane e Dailson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiguinhos vamos seguir a sugerência do vinho Tamaya e depois falamos como foi a experiência. Abraços.

      Excluir
  2. Olá amigos,
    Uma pena que não havia a tão esperada neve mas pelo menos passaram pela cordilheira com céu de tenente-brigadeiro!
    Recebi hoje a renovação dos seguros dos carros e vi que veio acompanhada da Carta Verde e logo me lembrei de seu comentário no início dos reportes de que não haveria cobertura de seguro no Chile. Porém a Carta da Allianz inclui esse país e sem custo adicional.
    Belíssimas fotos e pelo que vi a estrada dos Caracoles teve seu pavimento melhorado (quando passei aí estava horrível).
    Grande abraço e Divirtam-se!!!
    Mac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MAC, que bom que o teu seguro já incluí o Chile, o meu não. De fato a estrada dos Caracoles estava ótima, sem nenhum defeito.
      Abraços.

      Excluir
  3. Sensacional amigos. Boa estadia no Chile.

    ResponderExcluir
  4. Oi, meus queridos Jussara e genro Beto- adorei viajar com vcs e Ana pelo Chile. Tudo tão diferente! As fotos estão lindas! As construções são bonitas e muito diferentes do que estamos acostumados a ver. Vou continuar acompanhando essa viagem maravilhosa. Beijos, até nossa vista. Abraço para Ana.

    ResponderExcluir
  5. Holaaa queridos primos!!!!
    Continuo seguindo o BLOG de voces que está ótimo !!! As fotos e os passeios estao sen-sa-ci-o-nais !!! Em especial nosso encontro dos primos-irmaos no jantar no IBIS Puerto Varas Borde Rio. Vale comentar que o vinho que tomamos essa noite foi um Casa Lapostole blanco, que gostamos muito.
    Carinhos ao casal Angela e Mariano.
    Beijos a voces dos primos
    Sonia y Henrique

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Jussara & Burnier