sexta-feira, 15 de agosto de 2014

12˚ DIA: 14 de agosto – Visita às vinícolas

DIÁRIO DE VIAGEM

Nosso passeio de hoje foi à visita a duas vinícolas chilenas para conhecer e degustar os vinhos dessa região.

Começamos pela Concha y Toro, a segunda maior vinícola do mundo, produtora dos vinhos Don Melchior e do mais conhecido, Casillero del Diablo. Visitamos toda a vinícola, a adega, o “casillero del diablo” onde ouvimos a sua lenda, e degustamos três vinhos da produção: o Trio (uvas camenere, merlot e sirah), o Gran Reserva Carmenere 2012 e o Gravas del Maipo Sirah 2012, este da linha top e o mais caro dos degustados. A visita deve ser agendada com antecedência. Pode ser de dois tipos: uma mais simples, de menor custo, e uma mais cara e mais elaborada. Ao final, há uma loja para compra de vinhos e outros produtos, bem como há também um restaurante onde é possível fazer refeições.

De lá seguimos para a Cousiño-Macul, um pouco mais distante. Antes de entrar, almoçamos em um pequeno restaurante lá perto, Amigos del mare, bem simples, mas com uma comida a base de frutos do mar muito boa e barata. Todos comemos o “chupe”, uma espécie de suflê à base de pão, com frutos do mar.

A Cousiño-Macul é a única vinícola ainda familiar existente e está agora nas mãos da sexta geração de uma família muito rica que também lidava com minas de cobre. A vinícola que visitamos hoje funciona mais como museu, e ali apenas se processa a fermentação do vinho ícone da empresa – o Lota – toda a demais produção se faz em outra planta da empresa a 40 km de Santiago. A adega original, de influência francesa é enorme e muito bonita. Depois de toda a visita e todas as explicações, degustamos três vinhos – um cabernet gris (tinto rosado), um tinto sirah e um tinto cabernet.

À noite fomos jantar no “A Casa Vieja” um restaurante típico de comida chilena, no bairro Belavista, onde há muitos restaurantes similares, e comemos muito bem. O bairro Bellavista é onde se concentra a maioria dos restaurantes e barzinhos da “night” de Santiago e a noite fica cheio de gente. Os prédios são bem coloridos e a região bem alegre. O “Casa Vieja” é muito bonito, bem decorado, a comida muito boa e fomos muito bem atendidos.