Concepção e Roteiro

quarta-feira, 9 de julho de 2014


A CONCEPÇÃO...

A IDÉIA
Tudo começou a partir de uma conversa informal na casa da minha Mãe Nilzinha. Conversávamos Jussara, Eu e minha irmã Ana Maria a respeito de viagens de carro, de como era interessante e agradável e que talvez fosse a melhor forma de se conhecer um povo, uma nação.
Nessa conversa comentei a minha ida ao Chile, há muitos anos, e também o meu pouco conhecimento desse tipo de viagem. Rimos muito com as gafes cometidas!
Daí apareceu um desejo da Jussara e da Ana Maria de fazermos uma viagem juntos, a fim de apreciar as belezas da travessia dos Andes, em período de inverno. Isso foi o suficiente para me empolgar de novo em nova viagem automobilística pela América do Sul.
Nesses últimos dois anos temos feito inúmeras viagens, sendo que em algumas delas produzimos Blogs, os quais listo abaixo os endereços para que sejam úteis em sua próxima viagem.

O PLANEJAMENTO
Partindo da experiência que adquirimos nas viagens realizadas, utilizamos os mesmos processos e apoios que já são rotina em nosso cotidiano. Montamos e discutimos bastante o nosso roteiro (onde ir, o que ver, o que fazer em cada lugar, facilidades e dificuldades, etc...).
Desta feita, o diferente, foi o elemento complicador para a travessia dos Andes no inverno. Como a estrada na cordilheira é muito íngreme, é mandatório o uso de correntes de neve (cadenas de nieve) nos pneus durante a travessia nessa época, tanto no Chile quanto na Argentina. Conseguimos por meio de amigos que estão residindo em Buenos Aires e Córdoba informações de como e onde adquirir as correntes. A melhor opção foi em Córdoba na empresa INDUSBOR (http://indusbor.com.ar/), ou seja chegaremos ao pé da cordilheira em Mendoza já com as correntes para a neve.
Vivemos um segundo problema, pois não conseguimos estender o nosso seguro do carro para o Chile. Todas as companhias de seguro nacionais somente atendem e garantem o seguro na área do Mercosul e o Chile ainda não faz parte. Serão 4 dias de muita atenção e cuidado, pois estaremos sem seguro.
Por fim no planejamento optamos por não cruzar o Rio da Prata de barco (Buquebus - http://www.buquebus.com/BQBPreHome.html), haja vista o preço absurdo que estão cobrando. Três passageiros e uma camionete SUV no menor trecho de Buenos Aires para Colonia del Sacramento sai por USD 790,00 = R$ 1.750,00, pode? Então, mesmo aumentando a viagem em 250 km vamos dar a volta e entrar no Brasil por Santana do Livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Jussara & Burnier