domingo, 10 de agosto de 2014

7˚ e 8˚ DIAS: 9 e 10 de agosto – Córdoba

DIÁRIO DE VIAGEM

            Na manhã do dia 9/8 saímos de Concórdia e seguimos para Córdoba. Cruzamos o Rio Paraná pelo túnel subfluvial entre as cidades de Paraná e Santa Fé.  Ainda não descobrimos a profundidade, mas posso garantir que valeu. Obra espetacular!  Na saída é só seguir para a luz!!! Ainda há luz no fim do túnel!!!









        Em alguns pontos havia obras na estrada e tivemos que pegar desvios, com um pouco de tráfego o que causou um certo retardo. Paramos para almoçar na Parada 19 em San Francisco onde havia sanduiches e outros pratos a la carte.

          Nossa viagem ao Cruze de los Andes está cheia de emoções,  nada que prejudique nosso passeio. A Mimosa (carro do Beto) faz sucesso por aqui. Já nos pararam para pedir documentos – 3 vezes em 2 dias de Argentina!


           Chegamos a Cordoba por volta de 17 horas e nos hospedamos no Hotel Felipe II, um 3 estrelas localizado no centro, próximo ao Centro Cívico. O hotel é simples, mas atende bem às necessidades. Só sentimos falta de um frigobar e a internet não é das melhores.

          A noite saímos caminhando por perto até uma rua onde há restaurantes e jantamos no El Nero, uma boa massa com preços bem razoáveis. Aliás, em matéria de comida, está bem barato por aqui.






Na volta, passamos pela Praça onde vários casais estavam dançando tango! Beto e Jussara descontraindo na praça da catedral, ensaiando uns passos de tango. ( foto)).  Nossos hermanos sabem curtir uma noite fria. Vale um vinho quem souber o nome da praça!!!




          Hoje saímos para fazer um City Tour. Tínhamos duas opções – o city tour no ônibus vermelho, de 1 ½ hora, por 90 pesos, que passava em todos os pontos e não parava em nenhum lugar, e outro de uma agencia de turismo, Nativa, que custava 180 pesos (200 se fosse com visita à Manzana Jesuítica) e durava 4 horas. Imaginamos que esse fosse mais completo e optamos por esse – ledo engano – durou as mesmas 2 horas e parou em uns 2-3 pontos para bater fotos. Era melhor ter pego o ônibus, que inclusive tinha vários horários!

            O tour passa pelas praças principais, praça San Martin, Colón, Teatro San Martin, Parque Sarmento, Universidade, Palácio do Governo, Estádio Mario Kempes, Palácio de Justiça, Shopping Patio Olmos, bairros residenciais, várias igrejas...






























           Após o city tour, descemos na praça San Martin e visitamos a catedral, muito bonita, toda trabalhada em ouro, batemos fotos, caminhamos até a Manzana Jesuítica, que hoje é Patrimonio da Humanidade, entramos na Igreja, que tem um belíssimo altar com os santos da ordem dos jesuítas, e batemos várias fotos pelo centro cívico. Depois seguimos até o shopping onde almoçamos.

         Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina, com cerca de 1.300.000 habitantes, muito arborizada, muitos parques, e que deve ficar muito bonita quando tudo está verde (agora está seco pois é inverno). Tem muitos prédios bonitos, ruas largas, praças e parques e muitos monumentos.

             A noite vamos procurar outro restaurante para jantar, de preferência um que tenha caldos, sopas ou comidas lights!

          
            Amanhã cedo sairemos para comprar as correntes (cadenas) para os pneus, material obrigatório para o cruzamento dos Andes, mas isso é outra história...

10 comentários:

  1. Voces estao todos muito bonitinhos juntinhos!! E está sendo ótimo acompanhar esta super aventura pelo blog! :)
    O google está me dizendo que a praca na frente da Catedral de Córdoba se chama San Martin, e que a parte mais profunda do túnel se encontra a cerca de 32 metros abaixo da superfície do rio. O melhor é que construiram um túnel porque o Governo Federal nao apoiou a construcao de uma ponte. Como o Gov. Federal tem jurisdicao sobre a superfície das águas, tiveram que construir abaixo delas. Ganhei o vinho???
    Muitas saudades!
    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, por mim vc já ganhou. Cobre seu prêmio da sua Mãe.

      Excluir
  2. Adorei as fotinhos de vocês! Tio Beto e tia Jussara dançando tango está ótimo! !

    Os modelitos também estão ótimos! Muito bom poder acompanhar vocês por aqui.

    Bjs
    Tina

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver voces bailando Tango!!!! Estao ótimos e felizes.
    Agora começa a verdadeira aventura... el cruce de los Andes!
    Mandei correio para a Ana pelo gmail.
    Besos y nos vemos pronto, queridos primos
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Faço coro com os comentários acima. ou seja, o trio está totalmente à vontade (ainda que em território inimigo) Belas e interessantes fotos, principalmente, as do túnel. Pergunto; por que túnel?
    Me surpreendi com o fato de vocês já estarem em Córdoba. Explico. Fui para Anápolis na sexta, voltei hoje e vocês, de P Alegre, minha última posição de vocês conhecida, já estão tão longe.
    Por falar em Anápolis, o Bródio foi muito bom. A juventude que dirige hoje o GDA, bem como o pessoal da Base, se empenhou para que a peteca não caísse. A solenidade foi perfeita e o coquetel foi o melhor dos últimos tempos tanto pela qualidade do serviço como pelo novo "lay out" do ambiente. Só a presença foi mais mais fraca do que é costume. O Saito, representado pelo Machadinho, parece que estava com pneumonia e baixado em casa. Votos de continuidade da boa viagem para vocês. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostei de Rosario! Cidade Limpa, edificações clássicas e bem conservadas!
    Não sabia que era tão grande 1.3M.
    Podem dançar tango, mas cuidado com "los milongeros"!!!
    Vcs descobriram porque foi feito túnel e não ponte? Deve ser porque está sobrando!
    A próxima parada agora é Mendonza, não? Tomem bons vinhos por lá e variem de marca para dar as dicas para os escravos do trabalho por aqui!!! Para a Ana que gosta de um branco, tem meia garrafa do Catena Chadornay que tem 90 pontos no RP. Aqui no Brasil uma garrafa de 600 custa 68 reais. Para os amantes do tinto o Q da Zuccardi (Aqui 91,00). O mais recomendado é o Tempranillo mas tem outros varietais. Há vinhos mais caros também, mas estão viajando e aí....
    Boa viagem amiguinhos!!! Estamos com vcs em espírito e vontade!!!
    Abs, Dailson e Viviane

    ResponderExcluir
  6. Muitas emoções nos aguardam no cruzamento dos Andes! Boa viagem e boa sorte! Bjs Viviane

    ResponderExcluir
  7. Belas imagens.
    A Argentina realmente impressiona. Em alguns aspectos ainda apresenta aquela pujança que a fez ser considerada parte do primeiro mundo na primeira metade do século passado. Em outros, é possível ver o que o populismo consegue fazer como resultado de muitos anos no poder.
    Parabéns pela alegria e por dividir com os amigos os bons momentos da viagem.

    Um abração

    Almeida e Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabíola e Almeida pelo incentivo. Continuem nos acompanhando!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário. Jussara & Burnier