quarta-feira, 20 de agosto de 2014

15˚ e 16˚ DIA: 17 e 18 de agosto – De volta à Mendoza

DIÁRIO DE VIAGEM
         
          No nosso 15˚ dia de viagem saímos de Santiago para voltar a Mendoza, cruzando novamente os Andes. Desta vez, nossos amigos Ângela e Mariano nos acompanhavam em outro carro para conhecer a Cordilheira, o Aconcágua e fazer o “Cruze de los Andes”.

          A montanha estava mais sem neve ainda do que na ida, e a temperatura havia subido um pouco mais. Uma pena... Batemos mais fotos de outros ângulos da subida dos “Caracoles”, paramos em Portillo e no Parque do Aconcágua. A parada na aduana foi um pouco diferente, desta feita realizada do lado Argentino, e nos fizeram tirar todas as malas do carro para passar no raio X!!! Bem demorado..., cerca de 45 minutos de retardo na viagem.

FOTOS DA SUBIDA CHILENA





















FOTOS DA DESCIDA ARGENTINA










          Novamente não paramos para almoçar, pois não encontramos nenhum local adequado. Chegamos a Mendoza ainda cedo, e fomos dar um giro para mostrar Mendoza para os amigos. Depois jantamos em um restaurante de carnes – “El Patio Jesus y Maria”, com uma comida boa (basicamente carne), com um bom preço, mas com poucos acompanhamentos.

             No dia seguinte nosso programa foi de visita às vinícolas – seriam duas, mas devido ao feriado na cidade, a segunda bodega e todas as outras que foram tentadas, estavam fechadas.

      A visita que fizemos foi na vinícola “Família Zuccardi” e foi sensacional, valeu por todas. Adoramos e, embora já tenhamos feito várias outras visitas, aprendemos mais um pouco sobre a vitivinicultura. Eles produzem uvas na região de Maipú e no Vale do Uco aos pés dos Andes (regiões altas onde se produzem as uvas para os vinhos de melhor qualidade).



 



   Esta Bodega produz vinhos mais jovens da linha Santa Julia, e vinhos com maior potencial de guarda da Família Zuccardi, nas linhas A, Q e Z, além do vinho ícone da empresa, o Aluvional produzido em três “terrois” diferentes: La Consulta, El Peral e Altamira.  O Aluvional é um varietal de malbec, colhido de um único vinhedo, todos em terras altas (de 1.200 a 1.700 mt). Sua produção é feita por uma nova metodologia que ao invés de utilizar os barris de carvalho para amadurecer, ele faz a fermentação, a maceração e a microoxigenação (envelhecimento) em containers de concreto em formato de ovo, que respira e não transmite ao vinho nenhum sabor adicional, destacando, assim, apenas o sabor do “terroir”.

     
   Na degustação standard, provamos um branco “Série A” com uva Torrontés, muito gostoso, e um de nome tinto “Textual” com uva Ancellotta, não muito bom. 



      Por fim, fora da degustação standard, adquirimos e degustamos o próprio Aluvional La Consulta, que é excelente, aliás, em recente competição envolvendo inúmeros vinhos, foi considerado um dos 25 melhores vinhos do mundo!



          À noite, fomos fazer a despedida dos amigos pernambucanos, Ângela e Mariano, no restaurante 1884 Francis Mallmann, que fica dentro de uma Bodega. Muito bem decorado, muito elegante, pratos lindamente elaborados, cardápio complexo. Fechamos com chave de ouro!





                 Agora é começar a voltar... próximo destino – Buenos Aires!

Um comentário:

  1. Bom dia meninas e meninos!
    Legal esta visita à Zuccardi!!! Gosto de vinhos deles! Por aqui temos degustado uns Q tempranilo e malbec. Preferimos o tempranilo (mais elegante) e por isso o indiquei para vcs no início da viagem. O Z é muito caro!
    Aproveitem e cambiem os pesos, pois saiu na TV que no câmbio paralelo o dolar está valendo muito,muito mais que o oficial. Coisas da madame Kirshner.
    De fato a neve não caiu nesta viagem. Pena!
    Estamos pensando em ir até Mendoza depois do Natal. Vamos usar todas estas dicas de vcs.
    Ao casal Angela e Mariano o nosso abraço amigo e boa viagem de regresso!!!
    Cuidado na estrada, pois está anunciado uma frente fria intensa, chegando à SP na segunda.
    Por aí ela deve chegar amanhã!
    Vai fazer muito Frrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiooooooooo! Coooooooooooooooooooold! So cold!!!
    Viviane e Dailson

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Jussara & Burnier