terça-feira, 5 de agosto de 2014

1˚ e 2˚ DIAS: 3 e 4 de agosto – Deslocando de Brasília para POA

DIÁRIO DE VIAGEM

E lá estamos nós na estrada de novo... começamos hoje mais uma aventura da nossa “imensa” lista de passeios pelo mundo afora – a travessia dos Andes no inverno. Hoje e amanhã é o deslocamento entre Brasília e Porto Alegre, dessa vez de forma diferente do que sempre fazemos – em apenas dois dias – indo no primeiro dia de BSB até Piedade, no interior de SP, próximo a Sorocaba – cerca de 1060 km e no segundo, de Piedade até Porto Alegre – 1080 km. A partir de Piedade cortamos um pouco o caminho e já vamos sair perto de Registro, na Rod. Regis Bittencourt.

Os últimos dois dias foram de preparativos para a viagem... e, obviamente, de bastante ansiedade. Embora já acostumados a esse tipo de viagem, e já maceteados, com muitas listinhas que ajudam a lembrar o que fazer e o que levar, a gente sempre fica com aquela sensação de que esqueceu alguma coisa.

Muita coisa já vinha sendo preparada há algum tempo – as decisões, as reservas, as compras para a viagem etc... mas ainda havia muito que fazer – pagamentos, agendamentos, providências a tomar, falar com familiares, ordens para quem fica em casa etc... Por fim, as malas... Embora a viagem seja no inverno e seja previsto frio, ao acompanhar a temperatura a gente vê flutuações e sempre se preocupa com algum dia menos frio ou até mais quente e a lista vai crescendo, e a mala vai enchendo e aí tem que ir cortando coisas se não a mala não vai comportar tudo...

O que levar para usar na viagem é uma dúvida constante. Mas depois que definimos nosso “estilo” de viagem ficou mais fácil. No final, sempre levamos roupas esporte para o dia a dia, umas duas roupas mais “arrumadas” para a noite, alguma roupa específica para alguma atividade (por ex., roupa de caminhada,  roupa de ski, roupa de tênis, traje de praia etc..) e os complementos. Isso tudo é fácil quando a temperatura é constante mas quando há variações e a gente tem que levar roupa para calor, frio e meia estação, aí complica!!!

Voltando ao deslocamento, o dia hoje foi bem longo, embora tenha corrido tudo bem. Saímos cedinho, as 6:00 h e não pegamos transito (é domingo). Em dois trechos tivemos um ponto de espera pois havia obra na estrada, mas nada demais. As 17:30 h chegamos ao nosso destino e nos hospedamos no Hotel JWF em Piedade, um hotel bem legal, novinho, limpo, arrumado e que nos surpreendeu. Na cidade não tinha muita opção de lugar para comer. Andamos até uma pizzaria próxima ao hotel e jantamos. Um lugar bem simples, mas que cumpriu a finalidade.

Amanhã sairemos cedinho de novo para nova jornada que também é longa.

O segundo dia também correu bem tranquilo. Saímos as 6:30h após conseguirmos que o hotel servisse o café mais cedo (bem atenciosos!). Seguimos por uma estrada de serra, muito bonita, até em bom estado, mas que a gente não consegue correr muito. Depois de 1:30 h chegamos a nossa velha conhecida Regis Bittencourt. Daí para frente, foi dentro do esperado. Não tinha muito tráfego, não pegamos nenhum engarrafamento, e cumprimos nosso planejamento certinho.

Na passagem por SC pegamos um pouco de chuva que não chegou a comprometer, e um pouco mais de trânsito perto das cidades, principalmente na entrada de Floripa. Mas nada que atrapalhasse. Chegamos bem em POA as 19:30 h. Daria para chegar meia hora mais cedo, mas atrasou um pouco devido ao trânsito na chegada à cidade, algumas obras etc... Conclusão: é perfeitamente factível fazer a viagem de BSB a POA em 2 dias!

Nesse percurso de 2 dias e 2.000 km a gente passa por 6 estados e vai observando a mudança que ocorre na paisagem e na dinâmica das cidades. Na saída de casa, que não fazemos pela BR-040 e sim pela GO-436, que sai diretamente em Cristalina, passamos por uma região bem agrícola e é bem interessante observar enormes plantações de algodão, café, soja, tudo muito bem cuidado, com vários pivôs centrais de irrigação, aviões de pulverização etc... Dá gosto...

Dali chegamos a Cristalina, onde pegamos a BR-050 e vamos por Goiás e pela região do triângulo mineiro, por uma área também bem agrícola e muito desenvolvida, cheia de fazendas, silos, máquinas agrícolas etc... Entre Uberlândia e Uberaba há uma enorme plantação de girassóis que fica linda toda florida... Ao entrar em SP o visual fica diversificado entre as fazendas de cana-de-açúcar, café e laranja e, ao aproximar-se das cidades, as indústrias. Isso ocorre em todo o estado de SP.

Ao entrar na região serrana entre SP e PR, o visual passa para a mata atlântica com uma vegetação exuberante, algum colorido dos manacás e dos jacarandás, e muitas plantações de banana, além das características coníferas, em particular as araucárias tão peculiares nesta região.

Em SC começam as indústrias novamente, e como tudo cresceu por aqui! O forte são as malharias, confecções, roupas de cama, mesa e banho, louças e cristais e porcelanas. SC é um estado privilegiado para o turismo – temos o mar e lindas praias, e a serra com frio e neve. Bons hotéis, boas opções com águas termais, cidades pitorescas, festas tradicionais, fortes influencias europeias – um excelente local para explorar turisticamente. Que bom ver uma parte do Brasil que dá certo!

Enfim, aqui estamos em POA onde ficaremos por 2 dias antes de iniciar a aventura aos Andes.