sábado, 23 de agosto de 2014

19˚ e 20˚ DIA: 21 e 22 de agosto – E vamos às compras antes de chegar em casa!

DIÁRIO DE VIAGEM

De Buenos Aires até Porto Alegre não daria para ser feito em um só dia então optamos por parar em Rivera-Santana do Livramento e aproveitar a zona franca para umas comprinhas no freeshop.

Saímos de Buenos Aires por volta de 8:30 h e seguimos em pista dupla até Zarate onde atravessamos o Prata em uma enorme ponte que se continuava em uma estrada elevada no meio a um terreno bem alagado. No entorno, muitas fazendas de gado. A paisagem bem mais verde do que a que deixamos para trás. Estávamos preocupados com os pedágios no caminho, pois nossos pesos argentinos estavam acabando, mas 300 pesos foram suficientes para nos levar até a fronteira, com pista dupla o tempo todo.

Entramos no Uruguai pela ponte internacional que liga Colón na Argentina e Paysandú no Uruguai, e a passagem na fronteira foi bem tranquila. Como íamos apenas cruzar pelo Uruguai até a fronteira com o Brasil optamos por não fazer troca de moeda, pois ali todos aceitam todas as 3 moedas – peso uruguaio, peso argentino e reais. Com isso pagamos pedágio, gasolina e almoço no caminho com reais.

A estrada no Uruguai era de pista simples e com um asfalto bem estragado, mas aos poucos ela foi melhorando e nos últimos 200 km em solo Uruguaio a estrada voltou a ficar bem conservada. Tinha bem pouco transito e a região era bem deserta – apenas enormes fazendas de gado, bovino e ovino, e também cavalos. A paisagem era muito bonita, bem verde, bem cuidada.

Chegamos a Rivera que é uma cidade bem grande e se mistura com Santana do Livramento – a gente não tem a menor ideia se está no Brasil ou no Uruguai! Não tínhamos muita ideia de onde fazer compras. Depois descobrimos que há duas ruas no centro, no lado uruguaio, onde se localizam as lojas freeshop, mas, melhor ainda, há um shopping, que na verdade é uma loja de departamentos – Siñeriz – que tem tudo, e também tem estacionamento, praça de alimentação etc.

Optamos por ir ao shopping – a loja é enorme com várias seções – perfumaria, esportes, coisas de casa, bebidas, malas, comidas etc... bem nova, organizada, ótima de fazer compras e os preços estão bem bons. Paramos o carro bem na porta e depois das compras jantamos ali mesmo e comemos um “bife de chorizo” extremamente macio e saboroso. Achamos que essa opção é muito melhor do que ficar batendo perna na rua, sem ter onde estacionar etc.

No dia seguinte seguimos para Porto Alegre. Na saída de Rivera/Santana do Livramento, passamos por uma Receita Federal e uma Polícia Rodoviária, mas ninguém nos parou e prosseguimos tranquilo. Não tínhamos nada errado nas nossas compras, estávamos dentro da cota (USD 300), entretanto teria sido um saco ter que abrir todas as malas e bagagens para a revista, pois o carro estava cheio.

A estrada de lá até POA estava ótima, mesmo sendo de pista simples, fizemos um bom tempo de viagem, chegando ao aeroporto por volta das 15:00 hs, para deixar nossa companheira de viagem, a Ana Maria. Foi a primeira vez que viajamos com uma terceira pessoa no carro e foi muito bom pelas conversas e momentos descontraídos que tivemos. A Ana nos ajudou muito e deu um descanso para a Jussara, fazendo o papel da Rodomoça durante toda a viagem. Muito bom!

O visual pelo Rio Grande do Sul estava muito bonito – tudo verdinho, muitas fazendas, muito gado.

Agora vamos ficar em POA o fim de semana antes de prosseguir para Floripa na segunda-feira.

1. Uma super viagem. Um dia quero fazer um caminho semelhante. Parabéns e obrigado por compartilhar.
    Biasus

2. Bem-Vindo à Pátria.
    Parabéns pelas crônicas. Proporcionaram uma excelente visão das paisagens, costumes e atrações.
    Abraços,
    Fátima e Cima

3. Caros Amigos, passamos 8 ótimos dias em Curitiba e voltamos hoje. Meu neto mais velho, ou melhor, menos moço, fez 11 anos no dia 19. Como chegamos de volta pouco antes do meio dia, aproveitei a tarde para tirar o atraso na leitura da viagem de vocês. Ótimas fotos e relatos curtos mas muito úteis, planejamento preciso e muita disposição continuam sendo a tônica desse invejável passeio. Vi com prazer que os mapas dos trechos percorridos voltaram. Quem sabe, um dia, tomo coragem e faço algo parecido. A propósito, tenho uma pergunta: - Quanto tempo dura um blog, ou seja, quanto tempo essas preciosas e precisas informações estarão disponíveis?
    Continuem com o sucesso de sempre nesse pouco que está faltando. E como se diz na caminhada a Santiago: - Buen Camino!!!

1. Caro Amigo Manoel Carlos, obrigado pelas suas palavras sempre encorajadoras e incentivadoras. Por vezes até orientadoras, pois os roteiros voltaram a pedido seu (eu havia me esquecido). Quanto a sua pergunta sobre o tempo do blog, nós não temos certeza, mas achamos que é para sempre ou até nós deletarmos, particularmente em um hospedeiro tipo BLOGGER do GOOGLE e não em um site de menor porte. Só para exemplificar, o nosso primeiro que foi o da Patagônia já está com 1 ano e 10 meses em atividade.
      Passamos um ótimo fds com o filhão e seguimos amanhã para Floripa para encontramos com o Malmestrom e a Wania.
      Vamos tentar continuar a manter o padrão, continuar no "BUEN CAMINO"!!!

4. Beto, obrigada pelo rodo moça! !!!!!!! Dei boas gargalhadas! Bjs

5. Amiguinhos,
    Será que vi certo ou as estradas na Argentina são melhores que as brasileiras?
    Quanto às uruguaias vi que são bem modestas!
    Dê um abraço saudoso nos nossos amigos Wânia e Mal!
    Para Ana que se despede, desejamos uma boa viagem para o Rio! Viajar na companhia de irmãos é motivador! Espero poder fazer isso em breve!
    Abraços a todos! Agradecemos as dicas do Blog!
    Dailson e Viviane

1. Amigos, as estradas somente perdem para as paulistas. Nós falamos em Brasília.

6. Quando teremos o tempo (...), vamos seguir o mesmo caminho. As fotos são lindas e são um incentivo para seguir os passos de vocês nessa trilha andina.

Aproveitem !

Sophie & Viard

1. Oi amigos, adoramos que vc curtiram o blog. Acompanhem sempre, este é o nosso prazer. Grande abraço.